Ricardo Dinis-Oliveira
Habilitações Académicas
Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.
Doutoramento em Toxicologia pela Universidade do Porto.
Doutoramento Europeu em Toxicologia.
Experiência Profissional
É Diretor do Laboratório Técnico-Científico da FOREN.
É Professor Catedrático do IUCS-CESPU e da FMUP e formador em várias Pós-graduações. Como resultado da sua atividade científica e pedagógica disponibiliza aos seus estudantes manuais de atualização semestral em Toxicologia Mecanística, Alimentar, Analítica, Clínica e Forense, Investigação Científica e em Medicina Legal, os quais servem de apoio aos conteúdos curriculares lecionados.
Tem experiência na docência e regência de várias Unidades Curriculares relacionadas com a Toxicologia, Farmacologia, Metodologias Instrumentais Analíticas, Medicina Legal, Ciências Forenses, Projeto de Investigação, de Dissertação e de Tese, entre outras.
É membro de vários Órgãos de Gestão Académica, nomeadamente dos Conselhos Pedagógico, Científico e de Gestão do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS), membro da Comissão Instaladora do processo de acreditação do Mestrado Integrado em Medicina do IUCS e membro da Comissão de Acompanhamento dos 2º e 3º Ciclos de Estudos em Ciências Forenses da UP e do Curso de Especialização em Avaliação do Dano Pessoal Pós-traumático da FMUP
É membro da Comissão Coordenadora do 3º Ciclo de Estudos em Ciências Biomédicas e do 3º Ciclo de Estudos em Toxicologia do IUCS-CESPU.
Tem orientado vários estudantes nos seus trabalhos de Investigação, Dissertação e de Tese conducentes à obtenção de Graus de Licenciado, Mestrado e Doutoramento.
Realiza atividade pericial desde 2007 na área da Toxicologia e Medicina Forense, nomeadamente nos comportamentos aditivos, intoxicações fatais de origem farmacológica e outras e no âmbito da fiscalização da condução rodoviária sob influência de substâncias psicoativas.
É membro do Corpo Editorial e Embaixador de várias Revistas Científicas Internacionais na área das Ciências da Saúde e da Vida, algumas das quais com funções de Editor Chefe.
É autor de mais de 200 artigos publicados (representando mais de 5000 citações) em revistas internacionais, indexadas com revisão por pares e autor de cerca de 40 capítulos de livros, de 4 livros e de 4 patentes nacionais e 3 internacionais. Algumas destas publicações foram gracejadas com prémios nos mais diversos âmbitos, como por exemplo a publicação da sua súmula curricular em revista científica internacional.
Apresenta regularmente Comunicações Orais/Conferências e na forma de Poster em Reuniões Científicas, que globalmente ascendem a cerca de 250 e organiza, também regularmente, vários eventos científicos, nomeadamente congressos, círculos de conferências, palestras, workshops ou seminários
É autor de Guidelines de âmbito internacional e de reconhecimentos de Excelência Pedagógica no Ensino Superior que resultaram em publicações científicas internacionais.
É consultor científico das empresas de desenvolvimento farmacêutico Avextra Pharma GmbH e da Albert Labs.
É Diretor de Medical Writing no MTG Research and Development Lab.
Coordenou as Comissões de Autoavaliação de vários processos de acreditação “de novos” ou “em funcionamento” Ciclos de Estudos pela Agência de Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
É desde 2019 perito da A3ES para avaliação de ciclos de estudos.
É desde outubro de 2022 membro do Conselho Científico da A3ES por indigitação da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP).
Foi gracejado com vários prémios como o Young Scientist Award em Toxicologia Forense atribuído pela International Association of Forensic Toxicologists, a Medalha de Mérito em Ciências atribuída pela Câmara Municipal de Santo Tirso e o Prémio Young Forensic Scientist Award 2016 da Associação Portuguesa de Ciências Forenses (Prémio Prof. Doutor Duarte Nuno Vieira)
Integrou a World’s Top 2% Scientists list 2021 – ranking dos cientistas mais citados a nível mundial. Baas, Jeroen; Boyack, Kevin; Ioannidis, John P.A. (2021), “August 2021 data-update for “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators””, Mendeley Data, V3, doi: 10.17632/btchxktzyw.3.
Integrou a World’s Top 2% Scientists list 2022 – ranking dos cientistas mais citados a nível mundial. Ioannidis, John P.A. (2022), “September 2022 data-update for “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators””, Mendeley Data, V4, doi: 10.17632/btchxktzyw.4.
É Diretor da Unidade de Investigação 1H-TOXRUN – Unidade de Investigação em Toxicologia & Uma Só Saúde do IUCS-CESPU e Investigador Integrado do UCIBIO-REQUIMTE, Unidade de Biociências Moleculares Aplicadas/Laboratório Associado para a Química Verde – Tecnologias e Processos Limpos.
Foi Investigador Colaborador do IINFACTS – Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde. No IINFACTS exerceu funções de Coordenador da Linha de Investigação de Ciências Forenses.
É atualmente Diretor do Departamento de Ciências, Coordenador do 1º Ciclo de Estudos em Ciências Forenses, Coordenador do 1º Ciclo de Estudos em Ciências Biomédicas e Coordenador do 2º Ciclo de Estudos em Ciências Forenses do IUCS-CESPU. É Cocoordenador do 2º e Cº Ciclos de Estudos em Ciências Forenses da FMUP.
É fundador e atual Presidente da Associação Portuguesa de Ciências Forenses (APCF) e foi Vice-presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo do Abuso e Negligência (SPEAN).
Diretor do Laboratório Técnico-Científico
PhD, European PhD, Post-Doc, DSc
Ligue Agora
+351 211 972 079
Av. Dr. Mário Moutinho 33-A
1400-136 Lisboa
ricardodinis@foren.pt