Diana Dias da Silva
Habilitações Académicas
Doutoramento em Ciências Forenses, desde 2013, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)
Doutoramento Europeu em Ciências Forenses, desde 2013, pela Universidade do Porto.
Licenciatura em Ciências Farmacêuticas, em 2007, pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP)
Experiência Profissional
Professora Auxiliar Convidada no Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS-CESPU), onde é regente, entre outras, de Unidades Curriculares no âmbito da Toxicologia, Genética Forense, Laboratório Forense e Balística Forense, nos Cursos de Doutoramento em Toxicologia e de Licenciatura e Mestrado em Ciências Forenses.
Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria (ESSLei), onde é regente da Unidade Curricular Farmacologia, nos Cursos de Licenciatura em Fisioterapia e Enfermagem, e da Unidade Curricular Patologia Cutânea, Controlo Motor e Dor, no Curso de Mestrado em Terapia da Mão
Desde 2018, docente no Curso de Especialização em Ciências Forenses, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)
Membro da Comissão Coordenadora do Mestrado em Ciências Forenses e da Comissão Coordenadora do Doutoramento em Toxicologia, IUCS-CESPU
Membro da Comissão Coordenadora da Unidade de Investigação 1H-TOXRUN – Unidade de Investigação em Toxicologia & Uma Só Saúde do IUCS-CESPU. Investigadora integrada da UCIBIO – Unidade de Biociências Moleculares Aplicadas e do i4HB – Instituto para a Saúde e a Bioeconomia.
Desde 2006, membro de Comissões Científicas e Organizadoras de vários congressos nacionais e internacionais nas áreas das Ciências Forenses, Toxicologia e Farmacologia.
Especialista Forense de Nível 4, certificada pela Associação Portuguesa de Ciências Forenses (APCF).
Secretária da Mesa da Assembleia-Geral da Associação Portuguesa de Ciências Forenses (APCF), 2017-2021
Vice-presidente da Assembleia-Geral da Associação Portuguesa de Ciências Forenses (APCF), 2021-2022
Membro da Direção (1o Vogal) da Associação Portuguesa de Ciências Forenses (APCF), desde 2022
É Coordenadora das áreas técnico-científicas “Secção de Crimes Ambientais – subespecialidade da Secção Especializada Toxicologia Forense” e da “Secção Especializada Genética Forense”, da Associação Portuguesa de Ciências Forenses (APCF)
Orientou o trabalho de investigação de mais de 60 estudantes, no âmbito de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento.
É membro do Conselho Editorial de várias Revistas Científicas Internacionais na área das Ciências da Saúde e das Ciências Forenses, incluindo a Current Forensic Science (ISSN 2666-4844), a Psychoactives (ISSN 2813-1851) e a Gene and Protein in Disease (ISSN 2811-003X).
É autora de mais de 70 artigos publicados em revistas internacionais, indexadas com revisão por pares (representando mais de 6.500 citações, de acordo com a WoS) e autora de vários capítulos de livros na área da Toxicologia, tendo integrado a “World’s Top 2% Scientists list 2022” – ranking dos cientistas mais citados a nível mundial, de acordo com o estudo do Prof. Ioannidis, John P.A. (Stanford University, USA) https://doi.org/10.1371/journal.pbio.3000918
Realizou mais de 200 comunicações orais ou em painel em conferências e reuniões científicas nacionais e internacionais, nas áreas das Ciências Forenses, Toxicologia e Farmacologia
É consultora científica das empresas de desenvolvimento farmacêutico Avextra Pharma GmbH e da Albert Labs
Perita
Ligue Agora
+351 211 972 079
Av. Dr. Mário Moutinho 33-A
1400-136 Lisboa
info@foren.pt