A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) divulgou os principais resultados de sinistralidade e fiscalização rodoviárias relativos ao ano de 2024. Os dados apresentados são provisórios, referem-se a Portugal e resultam dos indicadores a 24 horas.
Sinistralidade Rodoviária em Portugal: Balanço de 2024
Em 2024, registaram-se 36.789 acidentes com vítimas em Portugal continental e nas regiões autónomas. Estes acidentes resultaram em 460 vítimas mortais, 2.540 feridos graves e 42.876 feridos leves.
Comparação com 2019
Em relação a 2019, ano de referência para a monitorização das metas de redução do número de mortos e de feridos graves até 2030 fixadas pela Comissão Europeia e por Portugal, registaram-se:
- Menos 40 vítimas mortais (-8,0%).
- Mais 246 feridos graves (+10,7%).
- Menos 1.124 feridos leves (-2,6%).
- Mais 1.186 acidentes com vítimas (+3,3%).
Natureza dos Acidentes
A colisão foi a natureza de acidente mais frequente em 2024, correspondendo a 53,3% dos acidentes, 42,5% das vítimas mortais e 46,2% dos feridos graves. Os despistes, que representaram 33,5% do total de acidentes, foram responsáveis por 43,2% das vítimas mortais.
Localização dos Acidentes
- Dentro das Localidades: O número de vítimas mortais foi superior ao apurado fora das localidades. Comparativamente a 2019, observou-se um aumento das vítimas mortais dentro das localidades (+23,6%).
- Fora das Localidades: Houve uma tendência decrescente nas vítimas mortais (-16,2% face a 2019).
Tipo de Via
- Arruamentos: 62,8% dos acidentes ocorreram em arruamentos, representando 33,8% das vítimas mortais e 46,7% dos feridos graves.
- Estradas Nacionais: 19,6% dos acidentes ocorreram em estradas nacionais, com 36,8% das vítimas mortais e 28,8% dos feridos graves.
- Autoestradas: Registou-se uma redução de 6 vítimas mortais e 6 feridos graves em comparação com 2019.
Categoria de Utente
- Condutores: 74,4% das vítimas mortais.
- Peões: 14,3% das vítimas mortais.
- Passageiros: 11,3% das vítimas mortais.
Categoria de Veículo Interveniente
- Automóveis Ligeiros: 70,5% do total de veículos intervenientes.
- Motociclos: Aumento significativo de 33,8% face a 2019.
- Velocípedes: Aumento de 48,0% face a 2019.
Condução sob Influência de Álcool
- Foram submetidos ao teste de pesquisa de álcool 1,1 milhão de condutores, uma diminuição de 5,8% comparativamente ao período homólogo de 2023.
- A taxa de infração desceu de 1,8% em 2023 para 1,5% em 2024, uma redução de 16,6%.
Criminalidade Rodoviária
- A criminalidade rodoviária, medida em número total de detenções, diminuiu 40,2% por comparação ao período homólogo de 2023, atingindo 10,9 mil condutores.
- Do total, 56,7% deveu-se à condução sob a influência de álcool (-38,5%), seguindo-se 33,4% por falta de habilitação legal para conduzir (-43,5%).
Referência:
Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR). Comunicado: Balanço de Sinistralidade e Fiscalização Rodoviárias 2024 a 24h. Disponível em: www.ansr.pt.